O que assisti e aprendi no GUOB Tech Day 2016

Olá pessoal, estou escrevendo este artigo para compartilhar minha experiência no GUOB Tech Day 2016.
O GUOB Tech Day faz parte do OTN Tour LA que é uma série de eventos da comunidade Oracle que ocorre na América Latina. Nestes eventos estão presentes especialistas do mundo todo que compartilham seus conhecimentos e descobertas a respeito de tecnologias Oracle. Mais especificamente no GUOB Tech Day tivemos sessões para DBAs (Oracle e MySQL), Desenvolvedores (Java, PL/SQL e Apex), BI, Big Data, Middleware, Oracle Linux e Engineered Systems.

Guob Tech Day 2016
Eu assisti 8 palestras, vou detalhar um pouco cada uma delas:

  1. Carlos Sierra (Oracle ACE Director) – Understading my database through SQL*Plus using the free tool eDB360: Carlos explorou a ferramenta eDB360 e mostrou como usá-la, porque usá-la e suas motivações para desenvolvê-la. É uma excelente ferramenta para auxiliar na análise de desempenho do banco de dados. Fez alguns comentários sobre o SQLTXPLAIN e que o eDB360 é basicamente uma versão melhorada do SQLT, onde não é necessário instalar nada no banco de dados.
  2. Ricardo Portilho Proni (Oracle ACE) – Estatísticas: quando coletar, quanto coletar e como coletar: Ricardo encheu a sala e abordou de maneira descontraída o tema referente à coleta de estatísticas, fez menções sobre o uso de histogramas e o comportamento das diferentes maneiras de coletar estatísticas e o impacto que causam no ambiente.
  3. Alexandre Borges (Oracle ACE) – Hunting Malwares in the memory of an Oracle Linux 7.x: Alexandre apresentou de maneira bem “leve” que os sistemas operacionais são todos muito vulneráveis e que em Linux às vezes chega a ser pior do que em Windows, pois muitas vezes não temos nem softwares anti-vírus.
  4. Alex Zaballa (Oracle ACE Director) – DBA commands and concepts that every developer should know: Alex explanou um bocado de comandos e conceitos que facilitam a vida de desenvolvedores que usam o Oracle. Focou principalmente em novas funcionalidades do banco de dados Oracle.
  5. Carlos Sierra (Oracle ACE Director) – SQL Tuning 101: Carlos apresentou sobre o que considera ser os 3 pilares para SQL Tuning: coleta diagnóstica, análise de causa raiz e remediação. Falou ainda sobre o CBO, planos de execução e estabilidade dos planos.
  6. Rodrigo Mufalani (Oracle ACE) – Performance Tuning: ASH: Mufalani abordou de maneira bem básica o uso do ASH para análise de desempenho e mostrou alguns exemplos práticos.
  7. Daniel Morgan (Oracle ACE Director) – Oracle insert statements for DBAs and developers: Sr. Morgan deu um show apresentando variações dos comandos de insert no Oracle e provou que só sabemos usar dois tipos básicos de insert, portanto temos que aperfeiçoar nosso conhecimento em SQL.
  8. Tim Gorman (Oracle ACE Director) – RDBMS Forensics: Troubleshooting using ASH: Tim trouxe cases de investigação estilo CSI sobre erros ORA-3035/3036 que levaríamos horas para resolver, como o ASH auxilia nestas análises e como podemos estar enganados sobre pesquisas no Google.

A agenda completa você confere em: guobtechday2016.

Foi um evento excelente com ótimas palestras e com certeza quem não foi perdeu.

Nesta semana vou fazer upload dos vídeos das palestras que assisti, exceto a do Daniel Morgan que acabei não gravando por pensar que a organização estava gravando.

Espero ver mais gente nos próximos eventos do GUOB, realmente vale a pena.

Abraços e até mais,

Franky

  • Franky Weber Faust

    Pois é, Sidnei. Infelizmente foi o única palestra que optei por não gravar porque estava sendo apresentada na sala principal, onde normalmente a organização grava, mas ao fim da palestra fui me certificar com a equipe e ele tiveram problemas com as gravações após o meio dia, então a palestra seguinte eu gravei.

  • Sidnei Favoreto Vieira

    Fiquei curioso para ver o vídeo do Daniel Morgan, que pena que não gravou, irei assistir os outros videos!