DXTEC: Minha primeira palestra

Olá galera. Esta semana tive a oportunidade de dar uma palestra para o público da área de TI, em maioria acadêmicos dos cursos de ciência da computação e sistemas de informação da FURB, pois o evento foi organizado pela Universidade e ocorreu nas suas salas. Quem me fez o convite para dar a palestra nesse evento foi a Mestra Luciana Pereira de Araújo que é docente da FURB e grande desenvolvedora nas linguagens Java e Delphi.

Minha palestra no DXTEC

A experiência foi sensacional! Gostei muito de poder passar a visão do mundo dos negócios para estes profissionais que estão desenvolvendo suas carreiras. Tentei trazer bastante termos e conceitos utilizados no planejamento de ambientes altamente disponíveis, focando principalmente em bancos de dados. Apresentei algumas das tecnologias oferecidas pelos maiores fornecedores no ramo de banco de dados. Por fim fiz uma demonstração com o Oracle Real Application Clusters e o recurso Transparent Application Failover, onde uma sessão que está conectada a um dos nós do cluster efetua um select e no meio dessa operação de select este nó cai e então a sessão migra para um dos nós sobreviventes e continua seu processamento de onde parou e traz os resultados esperados. Outra demontração que realizei foi a do uso de Load Balance utilizando a ferramenta Swingbench para teste de carga e comparei com o uso de segmentação por services, onde concluiu-se uma diferença de aproximadamente 30% de melhora no desempenho na demonstração onde a aplicação se conectava a somente um dos nós do cluster utilizando um service preparado para aplicações de comportamento OLTP, o qual é o caso do Swingbench. Acho que a galera que estava presente realmente curtiu o tema apresentado.

Os slides que fiz para esta apresentação estão disponíveis no meu perfil do SlideShare através desse link.

Segue algumas fotos da palestra.

Em breve farei um vídeo demonstrando o uso de services no Oracle RAC e também vou mostrar a utilidade do TAF.

Espero poder contribuir sempre mais com a comunidade.

Um grande abraço e até mais.

Franky

  • Hehehe. Valeu Brunão. Logo devo fazer um vídeo demonstrando o TAF, acho válido, pois o pessoal que assistiu a palestra curtiu essa demo. 😀

  • Bruno Carvalho

    Parabéns Franky! Já estou vendo os slides aqui. 😀